domingo, 25 de agosto de 2013


E nasce hoje mais um projeto do Rat Pack! O Desligue a Internet, Leia um Livro. Que nasceu justamente da carência de alguns de vocês navegadores das interweb tudo no que se diz respeito a leitura. Jo no soy el Messias del Literatura Brasileña, mas posso tentar encontrar algo que vocês curtam naquilo que eu gosto.

Esse novo projeto tinha a idéia inicial de ser um podcast de lançamentos literários do mês, com algumas resenhas e coisa e tal. [Essa idéia ainda não morreu, isso é muito mais que necessário nos dias de hoje.] Porém, o tempo que eu tinha pra fazer um podcast e toda essa garimpada que eu teria que fazer se esvaiu na neblina tênue da vida e nunca mais o encontrarei até que saia da faculdade, termine meu livro e fique desempregado. [Dai eu vou ter tempo pra caralho, né?]

Eu pensei em que poderia contribuir pro Rat Pack, já que meu tempo está tão escasso. O Protocolo Outworld faz parte de tudo isso, ele vai mudar de cara, mas não é dele que eu falarei agora. Apresentarei livros pra vocês, quase da mesma forma que seria a idéia do podcast. Só que vai ser só sobre UM livro e aquilo que o torna único e diferenciado frente a esse monte de baboseira que acomete a industria literária... Também. [Lixos lixosos everywhere!!] Falarei sobre aquilo que pode fazer você gostar do livro. Se o livro for bom, tem algo que você possa gostar. Alguns sim, outros não, mas muito dificil ninguém gostar de algo bom, não é verdade?



Pode haver outros posts aqui sobre Crônicas de Gelo e Fogo, porque na verdade tem várias coisa legais sobre elas que podem despertar o interesse, mas o que falarei hoje será sobre 5 teorias e darei minha opinião. Let's do this.

Lembrando que Habemus Spoiler! Leia se você não se incomoda com isso. Se não, leia os livros e depois volte pra comentar o que você acha dessas teorias.

1ª Teoria - O Dragão de Três Cabeças



A primeira teoria é uma das mais comentadas em fóruns e blogs especializados em Crônicas de Gelo e Fogo [Que chega, só chamarei de ASOIAF "A Song Of Ice And Fire" daqui em diante!] É a de quem montará Viseryon e Rhaegal. Todos nós sabemos que o dragão da Daenerys é o Drogon, já era, tá decidido, sacramentado, zé fininho [RIARIA]. Houveram vários candidatos desde o Fúria dos Reis. Jorah, Quentyn, Barristan, Daario e mais recentemente Jon Snow e Tyrion Lannister. E por mais improvável que possa parecer, a teoria que está sendo mais bem aceita pelos especialistas de ASOIAF formados em Harvard é a do anão e do bastardo... Isso dava uma canção medieval. O Anão e o Bastardo. Legal.

A minha opinião quanto às outras cabeças do dragão serem Jon e Tyrion é... Louco, mas pode ser que seja. Sobre o porque do Jon poder ser uma das cabeças, explicarei na teoria subsequente. Tyrion é pelo fato da outra teoria que diz que Tyrion é filho do Rei Louco com a mulher do Tywin. Por isso o total desprezo que Tywin sente por Tyrion. Se bem que o desprezo não poderia vir simplesmente do fato de ele ser "defeituoso" estéticamente falando e esse ser o fator de tantos "Você não é meu filho, anão safado, sarnento e maquinador!"?? Sei lá, quem sabe é o Martin e o fato de estarem cogitando tudo isso é porque Martin é louco e zoeiro [Como o Martin é zoeiro, que loucura!] Eu achava com certeza que Quentin era uma das cabeças, tava na cara... Daí o Martin foi o Martin e fomos surpreendidos novamente. Churrasco de Marte pra galere escrava! [MWAHAHAHA!]

Eu compactuo em partes com essa teoria. Acredito no que diz respeito ao Jon, mas não ao Tyrion. Ele não precisar ser overpower pra ser dahora também. Deixa ele assim, sendo um Lannister que as coisas ficam mais interessantes. [Eu acho!]

2ª Teoria - A Flor de Pétalas Azuis



A segunda teoria é a que se conecta com a primeira. Basicamente ela diz que Jon Snow não é filho de Ned Stark com uma rameira prostibulenta qualquer ai. E convenhamos, Ned Stark é um moço casto, convicto, frutinha e honrado. [Frutinha?] Então eu sempre tentei conectar essa história da mulher que morreu se jogando de sei lá daonde, nem me lembro e a recusa em tocar sobre o assunto da mulher com a Catelyn. É porque a mulher era SUA IRMÃ!! [Ratinho-NHO-NHO-NHO!!] Mas Ned Stark não é o pai. [ Ele não é o pai, ele não é o pai!] O Pai é aquele nego do cabelo prata e olhos esquisitos. Um tal de Rhaegar "das Violas" Targaryen.

Essa é uma teoria que tá meio na cara. Dá até pra junta a opinião do fandom com a minha logo. Porque essa é quase unanime. Tudo indica. Vocês que leram ASOIAF lembram de um rei pra lá da muralha que roubou a princesa Starke e deixou uma flor azul em sua cama?[... Ou algo como isso. Hehe.] Foi o mesmo que rolou com o Rhaegar e a Lyana. Um lado defende que ela foi raptada pelo cara de cabelo albino e outros que eles se apaixonaram. Como o Rei-para-lá-da-muralha também. E dizem que Jon Snow foi fruto do relacionamento dos dois... Nossa, tem muita fofoca em Westeros, caras!



3ª Teoria - O Futuro do Vidente Verde



Esta teoria diz respeito ao futuro do menino quebrado, o vidente verde, [Rei dos Andalos, Roinares e Primeiros Homens] Bran Stark. Existe uma certa bruma em volta do futuro do Bran. Mas o que vai acontecer com ele pode ser algo grande. Não tão grande quanto o Trono de Ferro, mas ele pode vir a ser o tal do corvo de três olhos ou simplesmente um vidente verde warg motherfucker que pode entrar em qualquer corpo. [Por mais estranha que essa frase possa parecer.] Que Bran é um Warg tá na cara, já que Arya sempre teve os sonhos de lobo e o Jon, ao que parece [IMO] deve estar na pele do Fantasma agora, sei lá. Mas Bran foi o unico que conseguiu ir mais longe. A gente não sabe como o Rickon está nesse momento, então por enquanto fica sendo o Bran o que tem seus poderes wargs mais bem desenvolvidos.

Os fãs de ASOIAF são bem divididos nesse quesito. Mas uma teoria que eu escutei que acho bastante interessante é a dos irmãos Starks se encontrando todos novamente em Winterfell pra defender o Norte. Seria interessante ver todos eles juntos novamente combatendo contra o Trono de Ferro. Será que se o Jon [Pelo menos ele, que era o mais velho dos outros] estivesse com o Robb ele teria morrido? Eu sei que a Catelyn estaria dando altos pitis escalafobéticos de puro ódio no coração, mas acho que não ia ter dado toda a merda que deu se os irmãos [Todos de preferência] estivessem juntos. Eu ia gostar muito disso, mas ao que tudo indica Bran tem boas chances de ficar preso na árvore-coração, então não sei. Bran, pra mim é uma incógnita.

4ª Teoria - Aquela Menina Sem-Rosto



A menina sem rosto das ruas de Braavos. Aquela que já foi mendiga, vendedora de mariscos, escudeira do cão de caça e também já foi filha de um lorde. Hoje ela não é ninguém... Ao menos é o que a Arya diz, mas se o tiozinho lá da casa do preto e branco fala que é mentira, que sou eu, um reles leitor que não entendo dessas coisas de furtividade pra desmentir, não é mesmo? Hehe. Em torno da Arya tem milhares de teorias, ela é a queridinha do publico. O que pode acontecer com a moça que tem cara de cavalo nos próximos livros, Ventos de Inverno e Sonhos de Primaveira?

Uma coisa é certa! Arya vai ser uma assassina ferradona. Quem já leu Festim dos Corvos e Dança dos Dragões vai saber do que eu estou falando. Mas não se preocupe você que ainda não chegou nessa parte, ou mesmo você que só acompanha a série, pior, você que é apedeuta [Minha professora de Teoria Linguistica II me ensinou essa palavra e nunca mais ela vai sair do meu vocabulário.] em ASOIAF e não manja nada dos paranuê. Desde sempre você pode perceber que só de ter a descrição do personagem que ela está destinada a fazer algo grande. [Lembrando que estamos falando do safado do Martin. Nada é certeza!] Aqui eu corroboro o lance da volta de todos os irmão Starks para Winterfell. Enquanto Bran seria o Mago Shaman, Arya seria a Ladina furtivamente letal. O futuro da Arya é totalmente incerto, mas algo diz que ela voltará pra Westeros e tocará o terror. Just saying.



5ª Teoria - Os Verdadeiros Jogadores do Trono



E a ultima teoria é sobre o que os verdadeiros jogadores do trono querem. Todos sabemos que os verdadeiros jogadores são Petyr "Mindinho" Baelish no córner direito pesando 200 gramas e "Caranguejeira Careca" Varys no córner esquerdo pesando 200 quilos. Todos os outro personagens são meras peças no grande tabuleiro chamado Westeros para eles. Essa aqui não tá tanto para teoria e sim para factóide. Tá tão na cara que nem preciso colocar opiniões porque duvido que alguém discorde [Se você é o hipster do contra, eu quero argumentos! Me dê argumentos, me dê!] das intenções dos dois.

Mesmo ficando muito tempo no mesmo núcleo novilistico de Westeros, no caso Porto Real, os dois querem coisas diferentes. Varys quer a volta dos Targaryens ao poder, pois sua fidelidade foi jurada a eles e ele tem duas cartadas pra soltar ainda. As aparentes no caso. A aranha é cheia de mistérios e pode ser que apareça mais coisas por ai. São duas coisas que podem surpreender Westeros de uma maneira que pega Mindinho de calças curtas.

E porque Mindinho está do outro lado da balança? Ele é o cara que não quer os Targaryen no poder novamente porque ele quer governar os sete reinos ele mesmo. Talvez ele não governe como Rei, mas ao que tudo indica ele seria a cabeça desse rei, se não for ele mesmo. E ele já está conseguindo pegar os reinos para sí e sua empreitada começa pelo Norte. Ele tem Harrenhall e também Ninho de Águias. Sendo que Sansa está em seu poder, o que pode fazer com que ele tenha Winterfell e todos os seus subsidiários e lojas de departamentos. Não fica dificil de prever o caminho que Mindinho pode fazer, as coisas só ficam complicadas por causa dos malditos Freys, que devem obediência aos Lannisters. Obediência essa que pode cair no rio lamurioso do esquecimento no próximo livro. Não sabemos, mas é pouco provável que a aliança Lannister/Bolton/Frey perdure depois dos acontecimentos do final de Dança dos Dragões.

Aproveitar e falar de mais uma Stark citada. Justamente Sansa, a Sonsa, que está em poder de Petyr Baelish. Vocês podem perceber que Além de manipular Sansa, Mindinho está ensinando Sansa a jogar o Jogo dos Tronos, crente que ela será sua seguidora e blá blá blá. Mas será que munida das armas da intriga e com seus irmãos de volta Sansa ficaria do lado do Mindinho e panz. [Música do Inception cabulosamente assustadora aqui] Reflitam.

E esse é o primeiro post do Desligue a Internet, Leia um Livro, que na verdade começou com uma série. [Fail, logo no primeiro!] Mas você sempre pode ler só o primeiro livro, no caso Guerra dos Tronos, avaliar se é algo que te agrada e continuar se achar que deve. Vão haver séries, claro, mas tentarei dar prioridades a livros únicos ou que começaram a sair no Brasil agora pra facilitar a vida de vocês. E também posts meio spoilísticos. Esse foi demais, né caras? Hehe. Só que essa é uma característica marcante de ASOIAF. É como Lost. Todo mundo tá aguardando pra ver como acaba. Mas existem outras coisas legais em Crônicas de Gelo e Fogo que eu posso comentar também se melhor lhes aprouver.

Abaixo vou deixar todos os blogs e podcasts sobre esse tema vasto que é ASOIAF e que eu visito regularmente ou ouço. Tem podcast de todo tipo comentando ASOIAF e tem um podcast apenas pra ele. Tudo que eu achei tá ai embaixo. Sempre que um livro for famoso a esse ponto deixarei os links no final do post.

Blogs:

Drunk Wookie Blog
Historia de Gelo e Fogo

Podcasts:

Podcast Patrulha da Noite
Podcast de Game of Thrones no Cine Masmorra
Nerdcast #258
Nerdcast #368
Livrocast #28
Taverna Filosófica #03
Papo de Bêbado #01
Grifo Nosso #17
Grifo Nosso #18
Grifo Nosso #23a
Grifo Nosso #23b

Obrigado por ler esse novo testamento, [De tão grande que tá isso.] e até a próxima. Sem mais, see ya!

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, pedido, elogio ou devaneio!
Desde já, agradecemos! :D